segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Chico Rey e Paraná


Com 21 discos gravados e um DVD, os irmãos Chico Rey e Paraná comemoraram 30 de carreira em 2011. E nós resolvemos contar um pouquinho da vida dessa dupla, que tem a sua história contada no livro "Eu vivi essa história" do escritor, cantor, radialista, ex-empresário da dupla e fã Clayton Aguiar.
No início da carreira, na década de 70, os irmãos que respondiam pelos nomes de Devanil e Denival tinham como empresário Clayton Aguiar, que durante um show, mudou o nome da dupla sem os avisar. Assim surgiu o fenômeno Chico Rey e Paraná, que encanta até hoje o público por onde passa.
José Claudio Gomes, o Paraná - Vaiporã, PR - 28/1/1956 Irmãos. Começaram a cantar ainda crianças no Paraná, Chico Rey aos oito e Paraná aos seis anos de idade, acompanhando o pai que era seresteiro. Juntaram-se profissionalmente em Brasília, para onde a família se mudou em meados da década de 1970. Em 1976, começaram a se apresentar no programa "No balanço da viola", da Rádio Alvorada de Brasília. Em 1978 participaram da novela "Feijão maravilhá", da TV Globo. Em 1980 lançaram regionalmente seu primeiro LP.

Em 1983, ocorreu um fato decisivo em suas carreiras que foi a assinatura de contrato com a gravadora Continental. Nela gravaram um de seus maiores sucessos, o disco "Operário, vida, viola", no qual fizeram sucesso com a música título e mais "Esperança de mãe", de Paraná e Wigberto Tartuce, "Colchão queimado", de Edelson Moura e Paraná, "Tua imagem", de Expedito Dantas e Paraná e "Amor de pobre" ,de Tião Carreiro. Com mais de dez discos gravados, fizeram interpretações de músicas de diversos compositores, entre os quais, "Você não sabe amar", de Carlos Randall e Danimar, "Só quero te dizer", de Joel Marques, "Canarinho prisioneiro" de Romancito Gomes e "Buscar estrelas", de Mont`Alve, Sant`Anna e Santaninha. Adeptos do gênero romântico-sertanejo, muito próximos do estilo consagrado pela Jovem Guarda, reconhecem o valor de duplas como Pedro Bento e Zé da Estrada e Tião Carreiro e Pardinho, de quem tiram ensinamentos, apesar de utilizarem instrumentos eletrônicos, especialmente a guitarra que dá um balanço característico a sua música.

Entre seus grandes sucessos estão: "Operário, vida, viola", "Ausência", "Quem será teu outro amor", "Amor rebelde", "Encontro e magia", "Alma transparente" e "Loucura por você".

Em 1992, participaram da novela "Deus nos acuda", da TV Globo. Em 2001, lançaram o 12º disco, intitulado "Laçada certeira", e que apresenta como destaque as composições "Aproveita minha gente", de Ronaldo Adriano e Benedito Seviero, "Coisinha bela", de Nilton Lamas, "Tá com raiva de mim", de Xandó e a faixa que dá título ao disco, de autoria de Chico Amado e José Victor.

Em 2004, a dupla lançou novo Cd pela gravadora Atração, cujo repertório confirma sua preferência pela temática romântica, incluindo várias músicas inéditas como "Um degrau na escada", de Zé Henrique, Sérgio Knust ,Carlos Colla e Marcelão , ex- grupo Yahoo e "Em Frente ao Portão", além de regravações como "Dona da Verdade", de Paulo Debettio e Waldir Luz. São destaques "Memórias", do nordestino Leonardo, que foi gravada pela primeira vez por Fafá de Belém, ganhando, na interpretação da dupla versão clássica para o sertanejo e, ainda , "Céu da Boca" de José Fortuna.
Depois de algum tempo sem lançar novos trabalhos, a dupla volta com o novo CD " Cantos e Corda "









0 comentários:

Postar um comentário