sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Guarânia que gênero é esse?

Boa noite a todos!
A musica e a cultura sertaneja faz parte da nossa história, cresci ouvindo belas canções de Lourenço e Lourival, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léu , Cascatinha e Inhana, As Galvão, Sulino e Marrueiro e muitos outros que não recordo agora.
Lembro-me bem da minha mãe costurando e nós crianças discutindo qual seria o próximo LP a ser colocado no toca disco. Os anos passaram vieram os CDs, DVDs a musica digital, mas nós nunca abandonamos o velho e saudoso vinil.
Esses dias lendo a capa de um LP da dupla Milionário e José Rico, de 1981, me interessei pela Guarânia, que ritmo é esse, quando surgiu e onde surgiu.
A partir daí comecei uma enquête no Twitter, deixei as duplas doidinhas com tantas perguntas sobre esse gênero musical.
Que tal falarmos um pouquinho agora da Guarânia!
Guarânia é um gênero musical de origem paraguaia, em andamento lento, geralmente em tom menor.
Acredita-se que a guarânia tenha sido introduzida no Brasil pelos próprios paraguaios, especialmente na divisa com o Mato Grosso do Sul, quando vieram para o Brasil a trabalho, durante do Ciclo da Erva Mate. Há naquele Estado traços predominantes na música folclórica, que se enquadram perfeitamente à harmonia da guarânia.
A guarânia foi introduzida na música popular brasileira através do trabalho de pesquisa realizado por Raul Torres, Ariovaldo Pires, Mário Zan e Nhô Pai, em sucessivas viagens ao Paraguai. Torres foi responsável por uma das guarânias de maior sucesso no Brasil, "Colcha de retalhos", gravada por Cascatinha e Inhana. A mesma dupla fez um mega-sucesso com outra guarânia, "Índia", de José Asunción Flores e Manuel Ortiz Guerrero, em versão de José Fortuna. A partir da década de 1940 tornou-se um dos gêneros mais utilizados pelos compositores da música sertaneja como mais uma forma para fazer sucesso. Ganhou mais popularidade a partir da gravação, em 1951, do disco 78 rpm "Índia" (de José Asunsión Flores e Manoel Ortiz Guerrero), que trazia como segunda música a canção também paraguaia "Meu primeiro amor" ("Lejanía"), ambas com versão de José Fortuna. Milionário e José Rico também solidou o ritmo no Brasil,onde a maioria de suas cançoes sao ao ritmo de guarânias e huapango ritmo tambem latino com influencia indígenas.



0 comentários:

Postar um comentário