quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Terno de Reis

Boa noite a todos!
Nesta terça feira durante a gravação do Programa Terra da Padroeira conhecemos o pequeno Bentinho de 3 anos que cantou empolgadíssimo junto com Ewerton e Leal, a dupla Pai e Filho, a musica " Beijinho Doce". Bentinho me presenteou com um CD de sua família que mantêm viva a tradição do Terno Reis conhecido também como Folia de Reis.
O pai do Bentinho, João Batista, faz parte do grupo Terno de Reis Taquaras, o grupo é de Balneário Camboriú,no bairro de Taquaras, que segue esta tradição que vem dos bisavós, passada para os avós, depois para os pais, e hoje são os filhos (que são os bisnetos) que continuam com esta linda tradição. O grupo já tem três CDs e um DVD que pode ser encontrados nas lojas de Aparecida(SP).



Muita gente não sabe o que é o Terno de Reis e nem quando surgiu. A origem é religiosa, e por isso nos leva ao tempo do nascimento do Menino Deus. Recorda a visita dos Três Reis Magos a este ilustre Menino que foi anunciado a eles através de uma estrela chamada de Estrela de Belém, que os conduziu diretamente ao local.
O Terno de Reis, por sua vez, caminha também de casa em casa, só que não buscando o Menino, e sim nos anunciando este mesmo Menino, com toda a honra possível, em suas vozes e seus instrumentos.
Em cada casa visitada, é uma doce alegria deixada. E em agradecimento, a família oferece algo para comer e beber. A cantoria só pára por poucos momentos durante a refeição. Após, recomeçam a cantar, agradecendo a hospitalidade, e se despedem com um canto harmonioso, prometendo, se assim Deus quiser, que no próximo ano estarão de volta.
Essas informações foram retiradas do site www.ternodereis.com.br

Um comentário:

  1. O Programa desse Domingo estava realmente muito bom, me fez relembrar meu passado.
    Parabéns pra toda a equipe e que o trabalho de vcs seja sempre abençoado por DEUS!!!

    ResponderExcluir