quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pagode de viola

Essa semana falamos de alguns Lançamentos, mas não podemos esquecer do passado. Quando falamos de moda de viola, vem em nossa mente Tião Carreiro e Pardinho. E que tal conhecer um pouquinho mais desse estilo que consagrou a Dupla. “O Pagode”

Pagode de viola (também conhecido como pagode caipira ou pagode sertanejo) é uma variante da música sertaneja brasileira, marcada pelo ritmo diferente dado ao modo de tocar juntos o violão e a viola caipira, que incluía um "repique".
É uma mistura do ritmo do coco com o do calango de roda, o primeiro tocado com violão, e o segundo, com a viola. Foi inventado por Tião Carreiro em 1959, juntamente com Lourival dos Santos; como sugere o nome, foi feito para ser executado na viola caipira. É comumente acompanho pelo ritmo cipó preto, que pode ser executado pela própria viola caipira ou, na maioria dos casos, no violão.
Nesse ritmo, a dupla compôs "Jangadeiro Cearense", "Pagode em Brasília", "A Viola e o Violeiro" e vários outros. Em 1979, Tião Carreiro lançou o LP O criador e o rei do pagode em solo de viola caipira.



0 comentários:

Postar um comentário