quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rasqueado

Oi gente! Hoje voltamos para falar de alguns ritmos da Musica Raiz, e pra começar vamos falar do Rasqueado.
A definição da palavra rasqueado: "...arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas, sem as pontear". (Acordes em glissandos, rápidos, rasgado, rasgadinho, rasgueado e rasgueo) - Dicionário Musical Brasileiro - Mário de Andrade.
O rasqueado é um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da baixada cuiabana onde se localiza a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá.
O ritmo folclórico do rasqueado e sua respectiva dança . Ele também é marcantes em cidades e regiões ribeirinhas da Bacia do rio Paraguai como Cáceres, Barra do Bugres e Corumbá (hoje no Mato Grosso do Sul).
O Rasqueado recebeu influência da polca paraguaia , quando prisioneiros paraguaios ficaram confinados na margem direita do rio Cuiabá, hoje município de Várzea Grande, durante a Guerra do Paraguai e do siriri mato-grossense. Desse contato dos refugiados com a população ribeirinha e da mistura do violão paraguaio com a viola-de-cocho surgiria o rasqueado. Que marca presença na Musica Sertaneja.
Que tal conferir um pouquinho desse ritmo!

0 comentários:

Postar um comentário